A caixa de passagem elétrica é um item fundamental em todas as instalações elétricas. Compreender a lógica desse item em uma edificação é fundamental. Pensando nisso, preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre esse item. Continue a leitura!
A caixa de passagem elétrica é o equipamento responsável pela passagem da fiação elétrica. Dessa forma, ela é fundamental para garantir a segurança da rede elétrica.
Sua utilização é obrigatória nos pontos de emenda e derivação de condutores de energia, nos locais de segmentação da tubulação e nos pontos de entrada e saída de condutores.
Em outras palavras, por meio desse item é possível realizar a passagem, derivação de cabos e acesso às redes elétricas, de telefonia, dados e televisão.
A Norma NBR-5410 descreve seu uso e aborda a criação de redes elétricas de baixa tensão, principalmente se for em instalações prediais.
Elas protegem as terminações internas da umidade, sujeira e interferência de animais. Inclusive, evitam incêndios e possíveis choques provocados pelo contato de pessoas e os fios energizados.
Conforme a NRB-5410, a caixa de passagem elétrica deve ser usada em:
- Pontos da tubulação onde houver entrada e saída de condutores. Ela pode ser dispensada apenas quando houver pontos de transição de uma linha aberta para a linha de eletrodutos (esses devem ser rematados com buchas).
- Em todos os pontos de emenda ou derivação de condutores
- Sempre que for necessário segmentar a tubulação.
Tipos de caixa de passagem
Existem 5 tipos de caixas de passagem elétrica. Abaixo, confira quais são:
1. Caixa de passagem elétrica de embutir na parede
As caixas de passagem elétrica de embutir na parede são as mais comuns em apartamentos e casas brasileiras. São excelentes para instalar interruptores e tomadas.
2. Caixa de passagem elétrica de embutir no teto
Também colocadas dentro da estrutura da casa, as caixas de passagem de embutir no teto são muito utilizadas para instalação de iluminação e ventiladores de teto.
3. Caixa de passagem elétrica com espelho
Também é inserida dentro da estrutura da casa, mas tem uso limitado à passagem de fios condutores.
4. Caixa de passagem elétrica parafusada com porta
A caixa de passagem elétrica parafusada com porta também é embutida na estrutura da casa e pode ser instalada nas paredes ou no piso.
Geralmente são utilizadas em pontos de emenda e em divisão das tubulações elétricas.
5. Caixa de passagem elétrica de sobrepor
Esse tipo de caixa de passagem é instalada sobre as paredes (e não dentro delas, como os outros tipos citados nesta lista).
Ela serve para os casos em que é necessário realizar reformas na rede elétrica quando já estão prontas e rebocadas. Assim, não é necessário danificar a obra.
Leia também: Vantagens de uma instalação elétrica aparente
Conheça as caixas de passagem da Inpol Polímeros
As caixas de passagem da Inpol são fabricadas com polímero resistente a impactos e contam com uma profundidade pensada para agilizar o processo de instalação.
Contamos com as cores branca, cinza, preta e vermelha, seguindo o padrão sugerido pela NR 26 para cores de instalações elétricas de tomadas e interruptores e sistemas para alarmes contra incêndio.
Acesse nosso site e conheça nossa grande variedade de produtos para sua instalação elétrica.
Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá!