A estrutura elétrica de uma edificação é composta por cabos, interruptores, disjuntores e diversos componentes elétricos que são instalados dentro e fora das paredes. No caso das instalações internas, as caixas de passagem são bastante utilizadas. Já nas externas, as caixas conduletes são fortes aliadas.

Conhecidas por sua versatilidade, as caixas conduletes, assim como as caixas de passagem, têm como papel fundamental a proteção de cabos e outros materiais elétricos. 

Afinal, sem esse tipo de proteção, os componentes elétricos ficam em contato direto com a poeira, umidade e até mesmo interferência humana. 

Quer saber mais sobre os conduletes e suas funcionalidades? Então continue lendo este texto! 

 

Quais as caixas conduletes que existem no mercado? 

 

Tendo em vista a importância das caixas conduletes para as instalações elétricas, hoje no mercado existem diversos modelos, que se dividem em duas categorias: os fixos e os múltiplos

Nas caixas conduletes fixas, o encaixe dos eletrodutos são fixos ao corpo do condulete. Já nas múltiplas, os encaixes não são fixos. 

Além disso, a quantidade de entradas da caixa condulete determina os tipos e as possibilidades de montagens na hora da instalação.

No caso dos conduletes fixos, existem diversas variações de posições de entradas e saídas dos eletrodutos e cada um deve ser aplicado em uma determinada situação. 

Para finalização de uma tubulação com condulete na horizontal, o mais indicado é o condulete fixo tipo B. Já para uma finalização vertical, indica-se o tipo E. 

Para os que buscam mais versatilidade, os ideais são os tipos com mais posições, como o condulete C, que tem duas posições de encaixe de eletroduto. Também existem os conduletes fixos tipo LL e LR, que contam com duas posições de encaixe de eletroduto, com o primeiro formando um L para a direita, e o segundo, para a esquerda. Você ainda pode encontrar conduletes com mais posições, como o  tipo T, com três, e tipo X, com quatro. 

Já a categoria das caixas conduletes múltiplas é perfeita para quem busca praticidade, pois os produtos que contam com cinco furos com rosca, possibilitam que os conectores sejam rosqueados para a colocação dos eletrodutos. 

 

Caixas conduletes da Inpol Polímeros 

 

As caixas conduletes da Inpol têm profundidade de 50 mm, com passagem que permite uma grande quantidade de cabos e outros componentes elétricos. 

Além disso, temos como principal diferencial conduletes com até 7 entradas, proporcionando mais facilidade e versatilidade para os instaladores que buscam uma linha que dispensa adaptações, perfurações e imprevistos. 

As caixas são encontradas nas cores vermelha, preta, branca e cinza, com adaptadores intercambiáveis, com possibilidade de circuitos independentes e múltiplas opções de montagem com os tipos X, T, E, LL. 

Todos os produtos Inpol são desenvolvidos para atender às necessidades do mercado, facilitando o trabalho dos instaladores e eletricistas com opções práticas e versáteis que combinam com diversos ambientes. 

 

Para conhecer mais as nossas tecnologias, siga-nos no Instagram e acompanhe o nosso canal no YouTube