Mais do que qualquer outra instalação da casa, é fundamental ter uma instalação elétrica segura. Isso porque todos sabemos as possíveis consequências de um acidente envolvendo eletricidade. Nos piores casos, eles podem ser até mesmo fatais. Fica claro por que é importante ter uma instalação elétrica segura, não acha?

Foi pensando nisso que a Inpol Polímeros preparou este texto. Se você quer saber como ter uma instalação elétrica segura, as dicas que trouxemos abaixo foram feitas para você. Continue a leitura e saiba como deixar todos mais seguros!

 

Como ter uma instalação elétrica segura?

 

1. Mantenha os pontos de eletricidade longe de água

Como você deve saber, a água possui grande capacidade de conduzir eletricidade. Isso, por si só, já é suficiente para causar acidentes gravíssimos. Tendo isso em mente, é importante que as tomadas fiquem em paredes longe de instalações hidráulicas como pias, tanques e chuveiros.

Um ponto importante em relação a isso é o caso de princípios de incêndio por causas elétricas. Se este for o caso, jamais tente apagá-lo com água; a situação pode acabar ficando ainda pior. O que se recomenda aqui é o uso de extintor classe C ou até mesmo abafar o fogo.

 

2. Não use muitos equipamentos na mesma tomada

Todas as tomadas de uma instalação elétrica têm uma carga máxima admissível. É preciso ficar atento para que este limite não seja ultrapassado. Caso contrário, a fiação pode passar por um superaquecimento, causando um curto circuito que fará o disjuntor disparar ou até mesmo um incêndio começar.

Por mais que as réguas e os Ts sejam muito comuns, o cuidado com eles deve ser redobrado. Não é porque você usa um deles que é preciso abusar. Ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada pode causar os problemas que citamos. Portanto, se a quantidade de tomadas da sua instalação realmente não estiver dando conta, é muito mais seguro aumentar o número de tomadas.

tomadas cheias

3. Faça uma manutenção periódica da fiação elétrica

Praticamente todos os componentes de uma instalação elétrica não ficam expostos. Sendo assim, é difícil saber quando algum deles precisa de reparos ou até mesmo ser trocado. Se você não checa a sua fiação com certa regularidade, é possível que ela esteja muito próxima de causar algum tipo de acidente.

Para evitar que isso aconteça, a manutenção periódica é indispensável. Pelo menos uma vez por ano, contrate um profissional para analisar a fiação, os interruptores, as tomadas e o quadro de força, assim como outros componentes. Ao fazer isso, você deixa de ser surpreendido e evita problemas antes que eles aconteçam.

Vale reforçar aqui que todo esse processo é muito mais fácil em instalações aparentes, as quais você pode fazer com os materiais de PVC da Inpol Polímeros.

 

4. Utilize tubos e conexões de qualidade

Por último, talvez o ponto mais importante. É impossível ter uma instalação elétrica segura sem o uso de tubos e conexões de qualidade. Independente da situação, o mais indicado é o uso de peças de PVC. Isso porque, quando comparadas aos eletrodutos de metal, elas são leves, resistentes, têm um custo de transporte mais baixo, possuem boas propriedades flexíveis, atuam com um menor número de juntas e não conduzem eletricidade.

E, quando o assunto é tubos e conexões de PVC, nada se compara à qualidade da Inpol Polímeros. Nós possuímos 5 linhas diferentes, cada uma com uma cor ideal para um tipo de espaço, de acordo com a NR 26 — que regulamenta a utilização das cores dos eletrodutos.

Conheça nossos produtos clicando aqui!

 

Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga-nos no Instagram!