Com nossas linhas de tubos e conexões de PVC, nós ajudamos a deixar as instalações elétricas aparentes de muitas casas e empresas mais elegantes e seguras. Mas, além de ter essas características na sua instalação, outra medida fundamental a ser tomada para ter o melhor aproveitamento elétrico é saber como economizar energia.

E é exatamente isso que nós vamos te ensinar hoje. Na sequência deste texto, a Inpol Polímeros lista 5 dicas que irão te ajudar a economizar energia elétrica na sua casa, fazendo com que sua rotina seja mais sustentável ao mesmo tempo em que você economiza nas suas contas de luz.

Quer saber como economizar energia em casa? Então continue a leitura abaixo!

 

5 dicas para economizar energia

 

1. Dê preferência para a luz natural

Muitas pessoas têm o costume de ligar as lâmpadas de casa em horários do dia em que elas não são realmente necessárias. Se a sua casa fica em uma posição privilegiada, recebendo a luz do sol e a claridade do dia, dê preferência à luz natural.

Além de economizar energia, essa medida ainda traz mais vida para dentro de casa, visto que a luz natural faz um bem muito maior para o nosso corpo quando comparada às luzes artificiais produzidas pelas lâmpadas.

Deixe para ligar suas lâmpadas apenas no período noturno, em que elas se tornam realmente necessárias para enxergar os ambientes da casa.

 

2. Invista em lâmpadas com maior eficiência energética

O tipo de lâmpada utilizado também faz toda a diferença na hora de economizar energia. As lâmpadas incandescentes, que já foram as mais comuns nas casas brasileiras por serem as mais baratas, são as que apresentam a menor eficiência energética — produzindo muito mais calor que luz.

O ideal é utilizar lâmpadas de LED. Por mais que sejam um pouco mais caras, elas gastam menos energia e ainda têm um tempo de vida superior. No final das contas, o investimento é diluído com o tempo.

eficiência energética

3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

Mesmo que estejam em stand by, como é o caso das televisões quando as desligamos apenas com o controle, alguns aparelhos eletrônicos podem representar cerca de 12% do total da sua conta de luz ao final do mês.

Tirá-los da tomada quando não estiver utilizando é uma medida simples que pode te fazer economizar uma enorme quantidade de energia. Televisores, computadores, aparelhos de TV a cabo e até mesmo microondas são alguns dos exemplos.

 

4. Reduza o tempo de banho

A grande maioria das casas brasileiras conta com chuveiros elétricos. Se este for o seu caso, mais uma ótima forma de economizar energia é reduzir o tempo dos banhos. Se você tem o hábito de tomar banhos longos, saiba que 5 minutos são suficientes.

Além da duração, a temperatura dos banhos também influencia no gasto de energia. Quanto mais quente for o banho, mais energia o chuveiro utiliza para esquentar a água. A não ser que o dia esteja extremamente frio, substitua os banhos exageradamente quentes.

 

5. Conscientize toda a família

Por fim, uma das dicas mais importantes. Pouco adianta se você tomar todas essas atitudes sozinho. Para garantir que realmente haja uma boa economia de energia, converse com todos que moram com você e os conscientize a respeito da importância de economizar.

Com um trabalho conjunto, os resultados virão muito mais rapidamente, além de serem mais satisfatórios.

 

Viu como economizar energia em casa pode ser fácil? Agora é só colocar essas dicas em prática! Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, acompanhe nosso blog e siga a Inpol no Instagram!