Na hora de fazer uma instalação elétrica, a quantidade de opções de eletrodutos, conexões e fabricantes pode gerar até certa confusão na escolha da melhor opção. 

Uma das principais dúvidas é sobre o material de fabricação dos produtos. Se a melhor escolha para as instalações é o eletroduto de metal ou o de PVC. Separamos uma lista de vantagens na utilização do PVC em instalações elétricas. Confira:

1 – O PVC não conduz eletricidade

O PVC (policloreto de vinila) é um material plástico, e desse motivo vem um dos mais importantes fatores de segurança em qualquer instalação elétrica: a segurança. O PVC não possui capacidade de conduzir eletricidade quando utilizado em instalações elétricas, tornando-as mais seguras contra o risco de choque elétrico com sua capacidade isolante.

2- O PVC é isolante térmico

Da mesma forma que é um isolantes elétrico, o PVC é também um isolante térmico. A composição do material faz com que ele não tenha uma grande capacidade de condução de calor, diferente do metal, que é um grande condutor, tanto de eletricidade quanto de calor. 

3 – A instalação do PVC é mais prática

Em geral, quando utilizado em instalações elétricas, o PVC possui uma montagem muito mais prática do que eletrodutos galvanizados que costumam requerer uma grande quantidade de parafusamentos, roscagem e outros processos que tomam muito tempo. Em especial linhas de PVC de encaixe proporcionam uma instalação extremamente rápida e fácil.

4 – O PVC é leve

Além da praticidade na instalação, o transporte e manuseio do PVC é facilitado já que, comparado ao metal, é um material muito mais leve.

Uma instalação de PVC quando feita corretamente, utilizando-se abraçadeiras e as conexões adequadas é resistente à ação do tempo, sem grandes deformidades em sua estrutura.

5 – O PVC pode receber diferentes cores em sua fabricação

Normalmente instalações elétricas galvanizadas serão encontradas na cor metálica, requerendo pintura se alguma rede precisa ter uma cor específica. O PVC pode receber pigmentação já em sua fabricação, fazendo com que a pintura não seja necessária. Isso é especialmente importante em redes elétricas e redes de alarmes contra incêndio que possuem uma padronização de cor estabelecida pela Norma Regulamentadora 26.

6 – Fácil manutenção

Assim como a facilidade na instalação inicial, a manutenção das linhas é extremamente facilitada pela simplicidade de montagem do PVC. No caso da necessidade de manipulação ou ampliação da rede, o acesso ao cabeamento é muito mais prático em uma instalação de PVC.

7 – Durabilidade

O PVC pode ser um material muito durável. Eletrodutos de PVC, quando são fabricados sob as especificações da NBR 15465, são resistentes a impactos físicos e a chamas. Além disso, na fabricação, o PVC pode passar por um processo especial para adquirir resistência a raios UV, reduzindo os efeitos da despigmentação provocada pela exposição à luz solar.

O PVC apresenta muitas vantagens não é mesmo? Se você procura por eletrodutos e conexões de PVC para suas instalações elétricas, que ofereçam resistência, qualidade, praticidade e facilidade na montagem e, principalmente, segurança; a Inpol oferece tudo o que você precisa. Conheça todo o nosso catálogo!