Apesar de estar presente em diversos objetos com os quais temos contato em nosso dia a dia, dificilmente paramos para pensar na importância do PVC em nosso cotidiano. Na verdade, muita gente nem sabe exatamente o que é esse produto! Preparamos este artigo para explicar um pouco melhor o papel do PVC e sua importância.

O que é o PVC?

O nome PVC é derivado do acrônimo para Polyvinyl Chloride (nome em inglês de policloreto de vinila ou policloreto de vinil). Ele é o terceiro plástico sintético mais produzido no mundo. 

É também um tipo de plástico que não é composto completamente de petróleo. Isso dá ao PVC duas vantagens em relação a outros tipos de plásticos; não utilizar em excesso esse recurso natural limitado e ser menos inflamável

Dependendo do tratamento químico que recebe, o PVC pode adquirir uma composição mais rígida ou mais flexível, o que atribui ao material um gama considerável de utilizações práticas.

Qual é a origem do PVC?

O PVC surgiu acidentalmente, sintetizado em 1872 pelo químico Eugen Baumann quando ele esqueceu um recipiente de cloreto de vinila exposto ao sol, fazendo surgir nele um pedaço sólido de policloreto de vinila, ou PVC

Apesar de ter surgido no século XIX, o PVC só passou a ter viabilidade comercial e ser produzido em grande escala quando, em 1926, Waldo Semon, um inventor do alabama, juntamente com a B.F. Goodrich Company, descobriu um método de plastificar o vinil através de aditivos. Esse processo aumentou a maleabilidade do plástico e expandiu suas possibilidades de utilização e aplicação.

Depois da popularização, o PVC passou a ser empregado em um multiplicidade de objetos utilizados por nós no dia a dia. As aplicações se dão em todos os setores e em funções variadas. Vão desde peças e componentes para máquinas até instalações em construções. O PVC é também utilizado na confecção de brinquedos, embalagens, cartões de crédito, roupas e discos da indústria fonográfica (inclusive popularmente conhecidos como vinis).

Em construções o PVC pode ser utilizado em instalações elétricas. Uma vez que; diferentemente dos eletrodutos galvanizados, ou seja, de metal; os eletrodutos de PVC não conduzem eletricidade, tornando-os a opção mais segura para instalações.

Tubos e conexões de PVC Inpol

Como é possível perceber o PVC é um produto que, com sua versatilidade, revolucionou os setores nos quais ele é utilizado. Justamente por essa versatilidade, e especialmente por sua segurança, nós aqui da Inpol Tubos e Conexões utilizamos o PVC na fabricação de nossos eletrodutos que, além de não conduzirem eletricidade, serem resistentes a impacto e antichamas, também são extremamente práticos e de fácil instalação