Nas últimas décadas, o setor da arquitetura testemunhou um crescimento gigantesco. Cada vez mais profissionais se especializaram na área e, com isso, novos estilos arquitetônicos foram criados. Tudo isso para diferenciar ambientes e trazer aspectos novos para dentro de casa. Um desses estilos, que começou a ganhar destaque na década de 50, foi a arquitetura industrial.

E, se nós estamos falando sobre este assunto, é porque a arquitetura industrial e nossos produtos têm tudo a ver um com o outro. Uma das características mais marcantes desse estilo é o uso de tubulações aparentes — como você poderá ver com mais detalhes ao final deste texto.

Antes disso, nós vamos te explicar o que exatamente é arquitetura industrial e listar 3 dicas para que você também possa aplicá-la em seus espaços. Continue a leitura e entenda!

 

O que é arquitetura industrial?

Como citamos na introdução, a arquitetura industrial é um estilo que surgiu em meados da década de 1950. Nesta época pós Segunda Guerra Mundial, Nova York, com suas fábricas e galpões, era um dos maiores polos industriais do mundo. Foi esse estilo de vida estadunidense que inspirou o nascimento do estilo.

No entanto, a proposta da arquitetura industrial, na época do seu surgimento, era diferente da que temos hoje. Atualmente, estamos falando de um estilo sofisticado, em que o brutalismo e a ausência de revestimentos criam um espaço diferenciado. Antigamente, isso era uma necessidade da população mais humilde da região.

Alguns dos atributos mais presentes na arquitetura industrial, além do brutalismo, incluem espaços abertos (sem muita divisão de cômodos), paredes de tijolos, utilização de cimento como revestimento e, é claro, tubulações aparentes.

decoração industrial

3 dicas para aplicar a arquitetura industrial nos seus espaços

Considerando que os elementos citados são o que compõe a arquitetura industrial, as dicas para aplicá-la os seguem. Acompanhe:

 

1. Aposte em elementos de metal e madeira

Uma das formas de aplicar a arquitetura industrial é investindo na união de seus aspectos com elementos modernos. Neste cenário, usar o metal pode proporcionar resultados interessantes. Além disso, a madeira também é uma opção, visto que ela naturalmente traz uma sensação industrial.

Você pode contar com luminárias pendentes, luzes em trilhos, estantes de aço, baús, barris, cordas e caixotes ou pallets.

 

2. Tenha menos divisão de cômodos

Um tipo de apartamento muito comum na Nova York dos anos 50 era o loft. O que diferencia este tipo de ambiente é sua divisão de cômodos — ele praticamente não tem nenhuma, o que cria espaços amplos e integrados em apartamentos maiores que 50 m².

É impossível falar em arquitetura industrial sem citar os lofts, e é exatamente por isso que ter menos divisão de cômodos é uma das formas de trazer as características do estilo para sua casa.

Não é preciso ter todos os espaços integrados; apenas a união de alguns já garante o efeito. Você pode ter salas de estar, jantar e cozinha juntos, por exemplo, apostando em algo parecido com uma cozinha americana.

 

3. Use tubulações aparentes

Por fim, um dos pontos mais importantes. Nós já citamos ao longo do texto que não existe arquitetura industrial sem as tubulações aparentes. Elas dão aquele toque especial distribuído pelas paredes da casa, unindo os elementos e fazendo com que o espaço inteiro seja harmônico.

E é neste ponto que você pode contar com a Inpol Polímeros! Nós produzimos tubulações aparentes de PVC, o material mais recomendado para este tipo de instalação, por não conduzir eletricidade, fazendo dele mais seguro que as tubulações galvanizadas. Além disso, nossos produtos vêm em diferentes cores, de acordo com a normativa NR 26 — que regulamenta a utilização das cores dos eletrodutos.

Entre em contato conosco para descobrir todas as possibilidades que os nossos produtos oferecem para unir instalações elétricas e decoração!