E como parte essencial de uma instalação elétrica, os eletrodutos também possuem uma forma específica de armazenamento que garante sua integridade. E é por isso que trouxemos dicas de como fazer isso da forma correta.

Os eletrodutos da Inpol passam por todas as exigências técnicas da NBR 15465 e são resistentes e duráveis, porém como todo polímero vinílico, se não houver cuidados em relação a condições como gravidade e o calor, ele pode sofrer deformações com o tempo.

Confira abaixo as melhores práticas para armazenamento dos eletrodutos:

  • O eletroduto geralmente tem 3 metros de comprimento e precisa ter apoio em três partes, idealmente com distâncias iguais entre elas, conforme a imagem. O recomendado é deixar uma sobra de 20cm em cada ponta e dividir a distância que sobra sobre três apoios. Os apoios devem ser retos ou redondos, nunca de quina, para que com calor, frio e peso o produto não se deforme e danifique, entortando ou amassando; 
  • Se houver espaço, pode-se utilizar o método fogueira, onde se faz uma pilha em uma base plana no chão, ou com três pontos de apoio conforme mencionado acima, e levanta-se até a altura que for possível o manuseio. Nesse formato os tubos não terão nenhuma deformação;
  • Armazenamento na vertical ou inclinado conforme a foto precisa que as primeiras barras tenham apoio em três partes do tubo;
  • Se os eletrodutos ficarem expostos ao sol sugerimos que quando estiverem soltos, fora da amarração de fábrica, mantê-los com quatro pontos de apoio. Mas não podemos assegurar que soltos os eletrodutos não sofrerão deformação pois é um polímero vinílico que precisa de apoio e sustentação. 

 

Eletrodutos nas instalações

Essas dicas são úteis para quem for armazenar os eletrodutos em estoques ou galpões, mas existe também uma forma correta de instalá-los. Para que não se deformem com o tempo, utiliza-se na extensão dos eletrodutos as abraçadeiras.

Fixadas na parede e encaixadas nos eletrodutos, idealmente com uma distância de 1 metro entre elas, as abraçadeiras dão sustentação para a tubulação. Isso é necessário pois se a distância entre dois pontos de sustentação do eletroduto for muito grande, o tempo e a gravidade vão envergar o eletroduto, comprometendo a integridade da instalação. 

Para não haver deformidades mecânicas nos tubos, é essencial que sejam instaladas no mínimo quatro abraçadeiras em cada um deles, sendo adicionadas pelo menos duas nas extremidades, próximas às conexões, e duas igualmente espaçadas no comprimento do eletroduto.

Qualidade Inpol

Se todas as recomendações forem seguidas em relação ao manuseio dos eletrodutos da Inpol, você pode confiar em um produto que será durável, resistente e extremamente seguro. Está precisando de instalações elétricas aparentes? Faça um orçamento online com a gente!