Seja em empresas ou em residências, utilizar fontes de energia renovável está se tornando uma tendência entre defensores do meio ambiente. Por outro lado, ainda há muitos que não conhecem essas fontes, enquanto outros nem mesmo sabem o que significa energia renovável. Neste texto, a Inpol Polímeros fala sobre este assunto.

Para começar, é essencial definir o básico. Fontes de energia renovável são aquelas que geram energia sem que a fonte seja gasta, ou seja, a partir de elementos que não se esgotam na natureza. Em outras palavras, estamos falando da produção de energia elétrica que não traz danos ao meio ambiente.

Essas fontes foram criadas com o objetivo de se opor a outros meios já conhecidos mas altamente prejudiciais, como é o caso dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural, entre outros). Eles, além de se esgotarem, causam danos irreversíveis.

As fontes de energia renovável, por sua vez, são inesgotáveis. Alguns dos exemplos mais famosos incluem as energias solar, eólica e hídrica — e é exatamente sobre elas que nós falamos na sequência.

Para entender como elas funcionam, assim como seus benefícios, continue a leitura abaixo!

 

3 fontes de energia renovável

 

1. Solar

Tecnicamente conhecida como energia fotovoltaica, a famosa energia solar é produzida a partir do calor e da luz do sol. Ela é a fonte que utiliza as placas que podemos observar por telhados e terrenos distribuídos por todo o território nacional. Essas placas são chamadas de placas fotovoltaicas, e elas são as responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia.

Conectada a essas placas fica outro equipamento, o inversor solar. Sua função é transformar a corrente elétrica contínua em alternada, ou seja, converter a energia solar em energia elétrica. Depois disso, ela é distribuída para o local de consumo, onde será utilizada pelos equipamentos.

energia solar

 

2. Eólica

Você com certeza já viu, em algum lugar, uma fila de equipamentos similares a turbinas gigantes, com apenas três lâminas, certo? Eles são chamados de aerogeradores, e são eles que produzem a energia eólica, isto é, energia a partir da força do vento. Entre todas as alternativas de energia renovável, ela é a que causa menos impacto.

Quanto a seu funcionamento, basicamente o vento gira as pás, que, por sua vez, giram um eixo; este se liga a um gerador, produzindo eletricidade. A carga produzida é direcionada para uma estação de armazenamento e, posteriormente, distribuída pela rede elétrica.

 

3. Hídrica

Por fim, temos a energia hídrica, também conhecida como energia hidráulica. Ela funciona de uma forma muito parecida com a anterior. A diferença é que, ao invés do vento, a energia mecânica é produzida através de um fluxo de água. Depois, um conversor transforma essa energia em eletricidade.

Esta, inclusive, é uma das fontes de energia mais utilizadas no Brasil, graças a grandes hidrelétricas como a Usina de Itaipu.

 

Independente da fonte, polímeros de PVC

Se você pensa em utilizar fontes de energia renovável, é certo que tem grande preocupação ambiental, certo? Sendo assim, os outros aspectos relacionados à sua energia elétrica devem seguir o mesmo caminho — incluindo os materiais usados na instalação.

A Inpol atua com polímeros de PVC, com encaixes rápidos e resistentes, alta segurança e fácil aplicação. Além disso, nossas atividades caminham conforme a legislação ambiental e florestal vigente; tratamos de forma adequada nossos efluentes líquidos e resíduos sólidos.

Para saber mais, entre em contato!