Se você já buscou por eletrodutos para fazer uma instalação elétrica aparente, seja na sua própria residência ou em algum projeto empresarial, deve saber que esses produtos são encontrados em diferentes cores. Uma delas, que, inclusive, está entre as mais utilizadas do mercado, é a cinza. Mas você sabe onde usar um eletroduto cinza?

E, indo até mais além no questionamento, sabe por que os eletrodutos devem ter cores diferentes dependendo da aplicação? Neste texto, a Inpol responde essas duas perguntas, para que você saiba exatamente qual produto comprar quando estiver buscando pelos eletrodutos ideais para o seu projeto.

Continue a leitura e descubra!

 

Por que os eletrodutos têm cores diferentes?

Por mais que as diferentes cores façam toda a diferença no design do local que conta com uma instalação elétrica aparente, o design não é o único motivo para que as diversas cores existam. Muito pelo contrário, na verdade; este é apenas um benefício que vem como consequência.

O que realmente acontece é que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma Norma Regulamentadora (NR) que determina que cores específicas devem ser utilizadas em certos espaços. Trata-se da NR 26, que aborda a segurança do trabalho.

De acordo com a norma, as diferenças de cores servem para identificar os materiais e ajudar na prevenção de acidentes.

 

Onde utilizar o eletroduto cinza?

Neste cenário, o eletroduto cinza, que é um dos mais procurados, também deve ser usado apenas em locais específicos. Ele é o produto ideal para galpões, escritórios, oficinas, salas comerciais, decoração, entre outros. Além disso, é a cor que sinaliza instalações de tomadas e interruptores de energia elétrica.

A NR 26 ainda afirma que há diferenças entre os tons de cinza. De acordo com a norma, o cinza claro tem o objetivo de identificar canalizações em vácuo, enquanto o cinza escuro traz como padrão clássico a identificação dos eletrodutos.

 

E quanto aos outros?

Você veio até este texto para descobrir onde utilizar o eletroduto cinza; porém, há outras opções de cores — e nós também vamos te mostrar onde elas devem ser aplicadas. Tudo isso, é claro, de acordo com a Norma Regulamentadora 26.

  • Vermelha: sistemas de alarmes de incêndio;
  • Branca: consultórios, cozinhas industriais, clínicas, laboratórios, hospitais, circuito interno de TV, cabeamentos de computadores, entre outros;
  • Preta: escritórios, salas comerciais, decoração, entradas de energia, áreas externas e ramais de entrada.

 

Conheça os eletrodutos da Inpol!

Todas as cores acima podem ser encontradas nos eletrodutos da Inpol! Nós atuamos com uma linha de eletrodutos de PVC, que, entre outras vantagens, não conduzem eletricidade, possuem alta resistência mecânica a impactos, diâmetro e espessura corretos e têm propriedades antichamas.

Além disso, todos os nossos produtos são de encaixe, o que facilita a instalação, além de reduzir o tempo da mesma em até 3 vezes. Nossos produtos são a solução ideal para quem quer ter uma instalação elétrica aparente com alta qualidade e segurança.

Para saber mais sobre nossos produtos, é só entrar em contato conosco!

E, por fim, caso queira receber mais conteúdo como este, siga-nos no Instagram!