Está planejando a construção da sua casa? Então você precisa ter em mente que alguns materiais elétricos serão necessários tanto para a construção quanto para o uso no dia a dia.

Ao construir ou reformar uma casa, é essencial planejar adequadamente o sistema elétrico. Uma instalação elétrica bem projetada e com materiais de qualidade garante segurança e conforto para todos os moradores.

Para te ajudar nesse processo, preparamos uma lista completa com todos os materiais elétricos necessários. Continue a leitura e anote-os para não esquecer de nada!

 

Materiais elétricos necessários para uma casa

 

Fios e cabos elétricos:

 

Cabos flexíveis (fios de cobre isolados): são utilizados para a conexão de dispositivos elétricos e a fiação geral da casa.

Cabos para aterramento: responsáveis por garantir a segurança elétrica da residência, esses cabos são conectados ao sistema de aterramento.

 

Disjuntores e dispositivos de proteção:

 

Disjuntores: são responsáveis por proteger o sistema elétrico contra sobrecargas e curtos-circuitos. Devem ser escolhidos de acordo com a capacidade de corrente exigida em cada circuito.

Interruptores diferenciais residuais (DR): detectam correntes de fuga à terra e interrompem o circuito em caso de risco de choque elétrico.

Dispositivos de proteção contra surtos (DPS): protegem os aparelhos eletrônicos de danos causados por picos de tensão na rede elétrica.

 

Tomadas e interruptores:

 

Tomadas: utilize modelos de qualidade, com capacidade para suportar a carga elétrica exigida pelos equipamentos. Considere a instalação de tomadas com aterramento em locais estratégicos.

Interruptores: escolha modelos de acordo com o design desejado e a quantidade de pontos de iluminação.

 

Iluminação:

 

Lâmpadas: opte por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm maior durabilidade em comparação às lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

Luminárias: elas não são obrigatórias, mas fazem toda a diferença na decoração da casa.

Sensores de presença: são dispositivos que acendem as luzes automaticamente quando detectam movimento, proporcionando maior comodidade e economia de energia. Também não são obrigatórios, mas fazem toda a diferença com relação ao conforto e à economia, e podem ser instalados em corredores e garagens, por exemplo.

 

Conectores e terminais:

 

Conectores de emenda: são utilizados para unir fios e cabos elétricos.

Terminais: são conectores utilizados para fixar e facilitar a conexão dos fios nos disjuntores, tomadas e interruptores.

 

Caixa de disjuntores e quadro de distribuição:

 

Caixa de disjuntores: é o local onde são instalados os disjuntores que protegem os circuitos elétricos da casa. Deve ser dimensionada de acordo com o número de circuitos e a demanda elétrica da residência.

Quadro de distribuição: é responsável por distribuir a energia elétrica para os diversos circuitos da casa. Nele são instalados os disjuntores, DRs e DPS.

 

Caixas de passagem e conduletes:

 

Caixas de passagem: utilizadas para abrigar conexões elétricas e facilitar futuras manutenções ou alterações.

Conduletes: são dutos que protegem e organizam a fiação elétrica. Podem ser embutidos na parede ou utilizados externamente.

A Inpol Polímeros é especialista na fabricação de caixas de passagem e conduletes. Através de uma trajetória de mais de uma década, consolidamos uma estrutura sólida e completa que nos impulsiona a revolucionar constantemente o mercado de tubos e conexões.

Convidamos você a acessar nosso site e nos seguir no Instagram para conhecer mais sobre nosso trabalho. Aproveite, também, para conferir os outros artigos publicados aqui em nosso blog. Com certeza você encontrará conteúdos riquíssimos que irão responder suas dúvidas.