Instalações elétricas são sistemas complexos que envolvem uma infinidade de detalhes. Um pequeno erro em algum desses detalhes já pode ser suficiente para causar um grande problema. E é exatamente por isso que é tão importante estar sempre atento à manutenção elétrica. Somente assim é possível manter uma instalação funcionando, assim como garantir que não haja nenhum risco para quem a utiliza.

Por outro lado, mesmo tendo a consciência de que é importante, muitas pessoas não dão a devida atenção à manutenção elétrica de suas instalações. E foi pensando nisso que preparamos este texto. Abaixo, nós falamos sobre os principais tipos de manutenção elétrica e, por fim, detalhamos por que é tão importante fazê-la.

Continue a leitura e entenda!

 

Quais são os tipos de manutenção elétrica?

Antes de mostrar a importância de uma manutenção elétrica, é fundamental diferenciar os tipos de manutenção. Dessa forma, você descobre quais devem ser prioridade e nós podemos mostrar qual é a mais importante.

A primeira, e mais conhecida de todos, é a manutenção corretiva. Estamos falando daquela manutenção que é feita depois que um problema ocorre. Você percebe que algo está errado com sua instalação e chama algum profissional para tentar resolver o problema. Ainda que seja necessária às vezes, ela é a menos recomendada — o ideal mesmo é que as manutenções sejam feitas para evitar que os problemas aconteçam.

Que é exatamente o que as manutenções preventiva e preditiva fazem. A manutenção preventiva é aquela em que a instalação elétrica é conferida regularmente para encontrar algum problema. Assim, caso haja algum problema, ele já é consertado antes que se torne algo mais grave.

Por fim, a manutenção elétrica preditiva é muito similar à preventiva. A diferença é que ela vai um pouco mais além, usando equipamentos de diagnóstico para detectar as menores falhas.

manutenção preditiva

 

Por que é tão importante fazer essas manutenções?

As manutenções elétricas preventiva e preditiva são importantes para evitar que a manutenção corretiva seja necessária. Afinal, ela é muito mais cara, visto que está corrigindo um problema. Além disso, se estivermos falando de uma empresa, um problema mais grave com a instalação elétrica pode fazer com que sua produção pare e você perca até mesmo dias. Os prejuízos são diversos.

Isso sem falar, é claro, na segurança. Falhas elétricas graves podem colocar a integridade de todos que estão por perto em risco. Independente de estarmos falando de uma instalação doméstica ou empresarial, garantir a segurança das pessoas deve ser uma prioridade.

Por fim, ainda há o fator da confiança na instalação. Quando a manutenção elétrica está em dia, você garante que problemas não irão ocorrer e, assim, pode fazer tudo que precisa com mais tranquilidade — assim como cumprir prazos sem o risco de que ele não seja cumprido por este tipo de problema.

 

E aí, entendeu por que é tão importante ter uma rotina de manutenção elétrica? Medidas simples são capazes de evitar grandes problemas, além de garantir a sua segurança. Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo este tipo de dica, siga a Inpol Polímeros no Instagram!