O ano de 2022 realmente transformou o mercado de energia solar no Brasil, a partir da utilização de painéis solares. Uma grande aliada para essa transformação é a Geração Distribuída (GD), que estabeleceu um conjunto de normas para regular a produção própria de eletricidade através de fontes renováveis, possibilitando aos brasileiros adotar micro e minigeradores da GD de energia.

As normas, por si só, contribuíram para que muitas pessoas buscassem o uso de energia solar, já que, a partir de 2023, as novas regras de cobrança pela tarifa do uso do fio passarão a valer. Quem adotar o uso da energia solar antes de 2023 ficará livre da taxa até 2045.

Se você deseja saber o que são painéis solares, como eles funcionam e quais são as tendências do segmento para os próximos anos, continue a leitura!

 

O que são painéis solares e como funcionam?

 

Um painel solar é um equipamento fundamental em um sistema fotovoltaico. Ele é composto por uma grande quantidade de células solares, cuja função é transformar a energia luminosa do sol em energia elétrica.

O painel solar é o componente mais aparente de um sistema fotovoltaico. Ele costuma ser instalado nas partes mais elevadas de uma construção, como nos telhados. 

O grande segredo é o posicionamento das placas solares de modo que recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras, para aproveitar ao máximo o sol, que é uma fonte de energia renovável abundante. Quanto mais luz direta o painel fotovoltaico recebe, mais energia elétrica será gerada.

 

O que faz uma célula fotovoltaica gerar eletricidade? 

 

Basicamente, as partículas do sol, os fótons, ao entrar em contato com a célula fotovoltaica, fazem com que os elétrons dos átomos de silício se energizem e desprendam-se, sendo transportados do lado negativo para o lado positivo, dessa forma criando-se uma corrente elétrica contínua. 

É um processo químico e físico que permite a produção de energia elétrica para o carregamento de uma bateria, por exemplo. Essa tecnologia permite, portanto, que os painéis solares sejam cada vez mais usados em equipamentos eletroeletrônicos, satélites, empresas e casas.

Porém, é importante destacar que o painel não tem como armazenar a energia elétrica produzida, pois somente mantém os elétrons em movimento.

Os módulos fotovoltaicos devem ser capazes de resistir a diversas condições, como força dos ventos, cargas de neve, calor extremo e impacto de granizo.

 

Quais são as vantagens dos painéis solares?

 

Existem diversas vantagens de instalar painéis solares em sua casa ou empresa. Os principais são:

Recurso gratuito: a luz solar é uma matéria-prima gratuita, dessa forma, uma casa ou empresa que possuir painéis solares não sofrerá com inflações, aumento de preço da energia elétrica, etc. Basta aplicar os equipamentos em locais com alta incidência de luz solar. O único gasto será o inicial, para adquirir esses equipamentos.

Sustentabilidade: a energia solar é considerada uma energia limpa, portanto, essa é uma ótima forma de fazer a sua parte em prol da sustentabilidade. Além disso, a energia solar também contribui para a diminuição da poluição sonora, pois seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando a produção de ruídos indesejáveis.

Custo-benefício: esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam cada vez mais por painéis solares. Em poucos metros quadrados é possível instalar os painéis. Isso significa que empresas e residências não precisam de um grande espaço.

Ainda sobre custo-benefício, devido à sua geração gratuita e limpa de energia, um painel solar quase sempre tem a capacidade de abastecer 100% das necessidades de um imóvel. Isso contribui para que as contas de energia elétrica reduzam drasticamente, gerando uma economia significativa.

É um investimento que também traz benefícios no longo prazo: sistemas fotovoltaicos sempre têm garantia estendida. Para os painéis solares, a garantia é de 20 anos, dessa forma, o proprietário tem a tranquilidade de contar com esse suporte por todo esse período, caso houver alguma necessidade.

Outro ponto positivo é que um imóvel que possui painéis solares é muito mais valorizado, o que traz vantagens caso o proprietário queira vendê-lo posteriormente. 

Conforme os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia das usinas fotovoltaicas cresceu 48,7% de janeiro até julho de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.

Em 2021, a Agência Internacional de Energia (IEA) fez um anúncio informando que o uso de energia solar chegará a 30% em 2022 a nível mundial. Isso graças à maior capacidade instalada de geração em países como a China, Alemanha, Japão e Estados Unidos. 

O relatório anual World Energy Outlook traz informações relacionadas às energias renováveis, e mostra que serão responsáveis por 80% do crescimento na produção global de energia elétrica na próxima década. 

Então, gostou de conhecer mais sobre painéis solares e a produção de energia solar fotovoltaica?

A Inpol é uma empresa especialista na produção de eletrodutos de PVC. Sempre inovando e criando soluções para problemas simples e complexos dos seus clientes, a empresa também oferece eletrodutos com compatibilidade para esse tipo de projeto. 

Na imagem abaixo, confira os conduletes Inpol sendo utilizados em um projeto de um cliente especialista em energia solar:

Para saber mais sobre a Inpol, acesse o site e acompanhe o Instagram.