Nós já falamos muito por aqui a respeito das vantagens de utilizar uma instalação elétrica aparente dentro de casa, indo desde a gama de cores disponíveis até a praticidade da instalação. Por outro lado, não basta apenas fazer a instalação de qualquer jeito e pronto.

É fundamental que se pense em algumas questões, além de preparar o imóvel com certa antecedência. Por melhores que as vantagens sejam, você não quer comprometer a aparência e a funcionalidade do seu imóvel, certo?

Foi pensando nisso que a Inpol Polímeros preparou este texto. Na sequência, nós damos 4 dicas para que você prepare o seu imóvel para incluir esta que é uma tendência cada vez mais presente na decoração de imóveis por todo o mundo.

Continue a leitura e confira!

 

4 dicas para preparar seu imóvel para receber uma instalação elétrica aparente

 

1. Pense bem na disposição do ambiente

Particularidades como a disposição das tomadas e a posição dos móveis devem ser levadas em consideração por quem quer ter uma instalação elétrica aparente em casa. É preciso que o imóvel continue dando conforto para os moradores.

A importância de contar com o auxílio de um profissional já surge neste primeiro ponto. Você pode começar dando ideias de como quer que os ambientes fiquem, mas quem irá conferir a viabilidade e colocar tudo em prática é o responsável pelo projeto.

Por isso, conte com um arquiteto, preferencialmente um que já tenha experiência com este tipo de instalação.

 

2. Use cores mais neutras

Para evitar conflitos e desconfortos visuais, tanto os móveis quanto as paredes do ambiente devem ter cores mais neutras. Isso porque, quando consideramos os tons disponíveis para instalações elétricas aparentes, são essas cores que combinam melhor.

Se você tem medo de que o imóvel fique muito sóbrio e sem graça, basta recorrer à decoração. As almofadas, os quadros e outros objetos decorativos são exemplos de itens que podem ser usados para levar cores mais chamativas.

cores neutras

 

3. Evite locais empoeirados

Ainda que comumente negligenciado, este é um ponto importantíssimo. Os tubos das instalações elétricas aparentes naturalmente acumulam poeira. Se a sua casa também tem essa tendência, talvez essa instalação não seja a melhor alternativa.

Contudo, se quiser contar com ela mesmo assim, há medidas que podem ser tomadas. A mais importante é limpar a tubulação pelo menos 2 vezes por semana. Como o PVC é um material que não conduz eletricidade, não há nenhum tipo de risco.

De qualquer forma, essa limpeza é indispensável. 

 

4. Busque referências que funcionaram para acertar também

Nossa última dica vale para qualquer estilo decorativo, não apenas a instalação elétrica aparente. Muitas vezes, temos uma ideia de como queremos decorar nosso espaço. No entanto, colocar os planos em prática pode ser difícil para quem não tem experiência.

E é aqui que as referências fazem toda a diferença. Sites como o Pinterest e o próprio Google contam com imagens que podem apontar o caminho para executar seus planos. Reúna as suas favoritas e compartilhe com os profissionais responsáveis pelo projeto.

 

E, por fim, saiba que você pode contar conosco para adquirir a sua instalação elétrica aparente! A Inpol Polímeros trabalha com tubos e conexões de PVC, perfeitos para a sua instalação. Entre em contato conosco para saber quem é o fornecedor mais próximo de você!