Você já parou para pensar em como o PVC pode ajudar o meio ambiente? Neste texto você vai aprender mais sobre o Policloreto de Vinila (PVC), um dos polímeros mais utilizados do mundo, e entender como ele pode ser sustentável para o nosso planeta!

Continue a leitura e saiba mais.

 

PVC: um aliado do meio ambiente

 

Devido à sua natureza versátil, o PVC é amplamente utilizado em aplicações industriais, técnicas e cotidianas. Geralmente, ele é feito de sal e óleo. Porém, em algumas regiões do mundo, ele é feito sem matéria-prima de petróleo (substituindo hidrocarboneto derivado de petróleo por matéria-prima de hidrocarboneto derivado). Dessa forma, ele é menos dependente de óleo do que outros termoplásticos.

Outro ponto positivo do PVC é que ele é muito durável e eficiente para diversas aplicações, contribuindo para que as matérias-primas utilizadas em sua fabricação sejam exploradas de forma eficiente.

Eles são utilizados em diversas aplicações, como em eletrodutos e revestimentos de reservatórios, que ajudam no fornecimento seguro e econômico de água potável e saneamento; janelas de PVC, balsas salva-vidas; dispositivos médicos; embalagens de medicamentos, preservando-os; entre muitos outros.

Mas a contribuição do PVC para o mundo vai além dos seus produtos. A indústria de PVC também trabalha de forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável em sua cadeia produtiva.

A indústria européia de PVC adotou uma abordagem para gerir o produto durante todo seu ciclo de vida. Em 2000, foi assinado o Compromisso Voluntário da Indústria do PVC – Vinil2010. O programa durou 10 anos e estabeleceu metas desafiadoras de sustentabilidade para minimizar o impacto ambiental da produção de PVC.

O Vinil2010 também teve como objetivo garantir o uso responsável de aditivos, apoiar esquemas de coleta e reciclagem e incentivar o diálogo entre todas as partes interessadas.

O relatório do programa foi publicado em 2011, e mostrou que a reciclagem de resíduos de PVC na União Européia atingiu o marco de 260.842 toneladas em 2010, o que representa um aumento de 200.000 toneladas em comparação com 1999. A indústria de PVC do Reino Unido se destacou, tendo reciclado 49.343 toneladas em 2010.

O novo compromisso voluntário da União Europeia baseia-se no Vinil2010 e traz 5 desafios principais para uma sociedade sustentável:

  • Gerenciamento de loop controlado de PVC
  • Emissões de organoclorados (para garantir que compostos orgânicos persistentes não se acumulem na natureza)
  • Uso sustentável de aditivos
  • Energia Sustentável
  • Conscientização sobre sustentabilidade

 

O compromisso da Inpol com a sustentabilidade

 

A Inpol tem a responsabilidade socioambiental como prioridade. Nossa empresa garante que todas as atividades caminham conforme a legislação ambiental e florestal vigente, tratando de forma adequada os efluentes líquidos e resíduos sólidos.

Além disso, estamos constantemente investindo em inovação para entregar soluções sustentáveis para problemas simples e complexos dos nossos clientes. Nos inspiramos no posicionamento da União Europeia, pois acreditamos que cuidar do nosso planeta deve ser um compromisso de todos.

Para conhecer mais sobre a Inpol Polímeros, acesse o nosso site e nos siga no Instagram!