Tão importante quanto o trabalho realizado em uma empresa é a segurança daqueles que o executam. Por isso a Segurança do Trabalho é uma pauta extremamente importante. Seu objetivo é estudar maneiras de proteger os trabalhadores em seu ambiente profissional, garantindo uma maior qualidade de vida e saúde ao trabalhador, que tem direito por lei à este amparo.

Nós da Inpol entendemos a importância de contribuir para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, por isso nossos produtos estão de acordo com as diretrizes da NR 26. Mas o que exatamente é a NR 26? 

Norma Regulamentadora Nº 26

A NR 26 é uma norma regulamentadora de segurança indispensável. Ela existe para sinalizar e padronizar as cores que devem ser utilizadas nos estabelecimentos e locais de trabalho para a prevenção de acidentes.

A NR 26 é uma norma regulamentadora de segurança indispensável. Ela existe para sinalizar e padronizar as cores que devem ser utilizadas nos estabelecimentos e locais de trabalho para a prevenção de acidentes.

Nossos Eletrodutos de PVC, além de não conduzirem eletricidade e possuírem resistência à impactos e serem anti chamas, têm as suas cores fidelizadas pelas diretrizes da NR 26, nos tons vermelho, preto, cinza e branco. Confira logo abaixo todas as funções especificadas de cada cor na Normativa.

Vermelho

A cor vermelha deve ser usada para distinguir e indicar os equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Um erro muito comum que vale ser destacado sobre esta cor é que ela não deve nunca ser utilizada na indústria para assinalar perigo, pois ainda tem muito pouca visibilidade em comparação com o amarelo e laranja, cores que, aí sim, significam alerta.

Em geral a cor vermelha é usada para identificar caixas de alarme de incêndio; hidrantes; bombas de incêndio; sirenes de alarme de incêndio e suas Instalações; extintores e tubulações em geral.

Preto

A cor preta é utilizada para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, como por exemplo óleo lubrificante e combustível, asfalto, alcatrão e piche. Vale destacar que, devido a sua estética harmônica, é uma cor muito utilizada em instalações aparentes de escritórios e salas comerciais com fins decorativos.

Cinza

A cor cinza é utilizada para indicar instalações de tomadas e interruptores de energia elétrica. Segundo a NR 26, há distinção entre o cinza claro e escuro, onde o primeiro tem o intuito de identificar canalizações em vácuo enquanto o segundo traz como padrão clássico a identificação dos eletrodutos.

Branco

Apesar de não estar prevista na normativa de cores para instalações, a cor branca é exigida pela vigilância sanitária em diversos locais como frigoríficos e cozinhas industriais, de forma a evidenciar a limpeza do local. A linha branca também é frequentemente utilizada em escritórios em circuitos internos de TV e cabeamentos de computadores.

Segurança e Praticidade

As linhas de PVC da Inpol trazem a tecnologia e vantagem de já serem produzidas nas cores previstas pela NR 26. Dessa forma não é necessário gastar tempo e dinheiro pintando os eletrodutos para que estejam de acordo com a normativa.

Além da segurança, nossas linhas são de encaixe, o que ajuda a reduzir o tempo de instalação em até 3x, facilitando o trabalho do instalador e otimizando o tempo da sua obra!