Enquanto as preocupações com o meio ambiente aumentam cada vez mais e o número de novas construções não parece diminuir, surgem novos conceitos e práticas que têm como o principal objetivo diminuir os impactos causados pelas nossas obras. É exatamente essa a intenção da construção sustentável, que tem crescido muito nos últimos anos.

Neste texto, a Inpol vai um pouco além. Além de falarmos sobre a construção sustentável e como ela se apresenta na nossa realidade, nós também mostramos como o PVC contribui para a construção sustentável e as principais aplicações do PVC reciclado. Continue lendo e confira!

 

O que é construção sustentável

Foi em meados da década de 1970, quase 50 anos atrás, que este conceito de construção sustentável surgiu. Quando começou a ser utilizado, ele dizia respeito somente ao processo de encontrar maneiras melhores de usar e aproveitar a energia elétrica, tanto em meio às obras quanto na utilização diária do empreendimento depois de pronto.

Com o passar dos anos, o conceito se tornou muito mais amplo. Hoje, qualquer construção que segue qualquer tipo de harmonização com o meio ambiente é considerada sustentável. Qualquer construção que aplique soluções benéficas à natureza ou abra mão de processos prejudiciais usados antigamente é considerada uma construção sustentável.

Por que o PVC contribui para a construção sustentável

Somente o fato de utilizar o PVC em uma obra já contribui para que ela seja pelo menos um pouco sustentável — especialmente quando comparada com obras que não o usam. E isso porque o PVC, o policloreto de vinila, é um plástico diferente dos demais. 

Enquanto a maioria dos outros plásticos aplicados no mundo são 100% originários do petróleo, o PVC tem mais de 50% de sua matéria-prima oriunda de recurso inesgotável na natureza. A composição do material é 57% de cloro, derivado do sal marinho, e apenas 43% de eteno, este sim derivado do petróleo.

Com isso, diminui-se o uso do petróleo, um material caro e que já começa a se mostrar bem limitado na natureza. Além de tudo isso, outro fator que traz contribuições para a construção sustentável é o ciclo de vida do PVC, que é de mais de 20 anos.

Some tudo isso às diferentes possibilidades de reciclagem e consequente reaproveitamento do material e o que temos é um plástico altamente benéfico que, ao mesmo tempo, entrega construções de alta qualidade e ajuda a preservar o meio ambiente.

Aplicações do PVC reciclado

Acabamos de falar que o PVC pode ser reciclado e inclusive temos um texto tratando sobre todos os tipos de reciclagem que o policloreto de vinila tem: mecânica, química e energética (você pode conferir o texto através deste link); mas você sabe quais são as aplicações mais comuns do PVC reciclado?

De acordo com Miguel Bahiense, diretor-executivo do Instituto do PVC, em uma entrevista ao portal AECweb, são os eletrodutos e os tubos de esgoto os materiais que mais utilizam o PVC reciclado — além de que esses materiais também podem ser reciclados mais vezes após o uso.

Juntamente com outros produtos, os eletrodutos estão os principais que nós produzimos e comercializamos aqui na Inpol. Nossas matérias-prima são de altíssima qualidade e nossa atuação sempre é guiada por diversas práticas sustentáveis. Conheça nossos eletrodutos e todos os outros materiais que produzimos aqui!

E caso tenha gostado do texto e queira ver mais conteúdo, acompanhe-nos no Instagram!

Conheça os polímeros da Inpol

A Inpol trabalha com a produção e comercialização de diversos tipos de polímeros, cada um ideal para um tipo de aplicação específico. Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça todos eles!