O policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, é um material que possui dezenas de aplicações. É possível, inclusive, que você tenha algum objeto feito com ele na sua frente agora mesmo e nem saiba disso.

Entre tantas aplicações, uma delas é a fabricação dos tubos e conexões para instalações elétricas aparentes — principal produto da Inpol Polímeros. Mais que uma alternativa para estes produtos, o PVC é o material mais recomendado para que eles tenham todas as características que precisam para a instalação ser eficiente e segura.

Mas o que faz com que o policloreto de vinila seja aplicado em tantos contextos? Quais são as propriedades do PVC e como elas influenciam suas aplicações? São essas as perguntas que a Inpol responde ao longo deste texto.

Para saber ainda mais sobre este material tão importante e presente em nossas vidas, é só continuar a leitura abaixo!

 

Principais propriedades do PVC

A primeira das propriedades do PVC que nós devemos citar é sua leveza, tendo cerca de 1,4 g/cm³. Isso faz com que tanto sua aplicação em outros materiais quanto seu manuseio sejam facilitados. Até mesmo produtos grandes, como algumas peças de instalações elétricas, são leves graças ao PVC.

Porém, ser leve não o impede de ser altamente resistente. A ação de intempéries (como chuva, vento e maresia), bactérias e fungos — elementos que fariam mal à maioria dos materiais que conhecemos — não prejudicam o PVC. Além disso, ainda há a questão da durabilidade: que pode ultrapassar os 50 anos.

Enquanto as propriedades acima são positivas para todos os produtos que contêm o material, há uma que é especialmente benéfica para as instalações elétricas aparentes: o fato de o PVC não conduzir eletricidade e ser auto-extinguível, isto é, não propagar chamas. Mesmo que um acidente venha a acontecer com a instalação, quem estiver por perto não corre o risco de sofrer consequências graves.

policloreto de vinila

 

 

E não podemos nos esquecer da questão ambiental. Cada vez mais, empresas e indústrias têm a obrigação de aplicar métodos e matérias-primas que tenham um baixo impacto ambiental — e, neste caso, o PVC é um ótimo material. Além de ser 100% reciclável, sua produção ainda tem um baixo consumo de energia.

Outras propriedades do PVC incluem:

  • Atóxico;
  • Bom isolante térmico, elétrico e acústico;
  • Sólido e resistente a choques;
  • Impermeável a gases e líquidos;

 

E quais são suas aplicações?

Com tantas propriedades, não é exagero supor que o PVC deve ter dezenas de aplicações: e ele realmente tem. Além das instalações elétricas aparentes, ele ainda pode ser usado em  embalagens para medicamentos, bolsas de sangue, entre outros artigos cirúrgicos; brinquedos como bolas e boias, embalagens de alimentos e garrafas de água.

Além delas, ainda há algumas aplicações menos convencionais, como nós já mostramos em um texto sobre usos inusitados do PVC. Você pode conferi-lo clicando aqui.

 

E aí, já imaginava que existiam tantas propriedades do PVC? O que achou de saber mais a respeito do material? Caso tenha gostado e queira continuar aprendendo este tipo de curiosidade, siga a Inpol Polímeros no Instagram e acompanhe nosso blog!