Nós já falamos bastante da origem do PVC e de sua utilidade e nosso cotidiano, além de falarmos também da aplicação do material em instalações elétricas aparentes e de sua segurança em relação aos eletrodutos metálicos. Mas o PVC é um material realmente versátil e ele é utilizado em indústrias e na fabricação de objetos do dia a dia que nem imaginamos. Confira alguns dos usos mais inusitados do PVC em nosso cotidiano:

1- Moda

O PVC atualmente está muito presente no universo da moda, tendo seu uso empregado tanto em detalhes e ornamentos como em peças completas. O uso do PVC em sua forma flexível, também chamado de vinil começou a tomar o mundo da moda entre a década de 1960 e a década de 1970. Na época o material era considerado pelos estilistas como o “tecido do futuro”. Hoje em dia o PVC é bastante usado em peças que necessitam de impermeabilidade como capas de chuva e galochas. A matéria prima já se tornou inclusive parte da identidade de marcas, como é o caso das famosas sandálias Melissa, que têm uma composição própria, mas que leva como um dos principais componentes o PVC.

2- Esportes

Por ter como características a resistência e a flexibilidade, o PVC é muito usado atualmente na indústria esportiva. As utilizações vão desde bolas a chuteiras, passando por luvas, revestimento de quadras, tatames, botes e mais.

Ele em geral é um material sintético usado para substituir aplicações de materiais de origem animal, como o couro. O uso de PVC pode ser empregado de forma que engenheiros possam determinar com precisão características específicas dos objetos utilizados no esporte, como por exemplo aderência, maleabilidade e elasticidade.

3- Música

Na indústria da música o uso do PVC é muito mais conhecido e chega a ser até mesmo simbólico. O nome completo do PVC é policloreto de vinila mas, como dito anteriormente, um termo pelo qual o material é popularmente conhecido é o vinil, que por si já se tornou um sinônimo de disco de vinil.

4- Medicina

Uma prova da versatilidade do PVC como matéria prima é o fato dele ser muito utilizado na confecção de produtos hospitalares como bolsas de sangue, tubos endotraqueais, bolsas de soro, cateteres cardiovasculares, sondas e equipamentos para utilização de soro. A matéria prima confere aos produtos características muito necessárias para uma área tão delicada quanto a da saúde, como impermeabilidade, resistência, alto grau de transparência e proteção contra odores e oxidação. 

5- Indústria automotiva

Outra aplicação bastante utilizada do PVC em nosso cotidiano é na indústria automotiva. Meios de transporte como carros, caminhões e ônibus costumam ficar em circulação por um longo período de tempo e para isso seus componentes precisam ter alto grau de durabilidade. Por esse motivo o PVC é o material de escolha para peças de acabamento interno como painéis e forros sintéticos dos bancos. As vantagens em se utilizar o material são muitas, que vão desde sua resistência, custo e versatilidade. Além disso o PVC a utilização também reduz o peso dos veículos fazendo com que emitam menos CO₂.

PVC em instalações elétricas

Esse é um uso bem conhecido, mas não poderíamos deixar de falar do PVC em instalações elétricas. O material é seguro pois diferente dos eletrodutos galvanizados ele não é condutor de energia elétrica, evitando o risco de choques. 

A Inpol, como fabricante de eletrodutos e conexões, preza muito pela segurança, por isso, além de não conduzir eletricidade, nossos produtos são antichamas, resistentes a impactos mecânicos e suas cores estão de acordo com a NR 26 de segurança no trabalho. Conheça agora mesmo todos os nossos produtos.