Você sabe o que é um eletroduto de PVC? Basicamente, ele é o responsável por proteger a fiação elétrica de uma construção. 

Ou seja, se você está planejando reformar ou construir uma casa, provavelmente precisará comprar eletrodutos. Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo completo para você entender o que é, para que serve e quais são as diferenças entre eletrodutos de PVC e outros modelos existentes.

 

Eletrodutos: o que são e para que servem

 

Também chamados de conduítes, os eletrodutos protegem os cabos e condutores de energia elétrica instalados em camadas subterrâneas ou em instalações aparentes, como agentes externos, incluindo colisões e choques mecânicos em geral, agentes químicos e explosões ou incêndios.

Imóveis que não contam com eletrodutos em suas instalações podem estar correndo diversos riscos, por isso, ter eletrodutos em todos os cabos e condutores é fundamental.

Outra função dos eletrodutos é proporcionar efeitos interessantes na decoração. Quando deixados aparentes, eles podem proporcionar uma decoração mais industrial – neste artigo falamos mais sobre esse estilo.

 

Quais são os tipos de eletrodutos?

 

Embora todos os eletrodutos tenham funções semelhantes, eles não são todos iguais. Basicamente, eles podem ser metálicos ou isolantes, além de magnéticos e não magnéticos, sendo classificados em: curáveis, rígidos e transversalmente elásticos.

Enquanto os metálicos são feitos com uma cobertura de esmalte e com a galvanização, os isolantes (também conhecidos como não magnéticos) costumam ser feitos com PVC.

Vale lembrar que existem normas que padronizam a utilização de modelos adequados para cada parte do projeto elétrico, ou seja, cada instalação deve ser feita com o tipo certo, já que cada modelo é projetado para suportar determinadas pressões. Essa é a melhor forma de garantir a segurança do local.

 

Eletroduto flexível corrugado

 

Esse é considerado o tipo mais popular e usado na maior parte das instalações. Normalmente fabricado em PVC, é ideal para instalações elétricas que possuem trajetos sinuosos, que exigem a alta flexibilidade do eletroduto.

O eletroduto flexível corrugado leve possui coloração amarela, de acordo com as normas brasileiras, e é recomendado para paredes internas. Já o eletroduto flexível corrugado reforçado possui coloração laranja e conta com maior resistência mecânica, sendo ideal para embutir em concreto, lajes e contrapisos.

 

Eletroduto rígido

 

Os eletrodutos rígidos podem ser fabricados em aço galvanizado e em PVC. Eles podem ser do tipo roscável, permitindo que você rosqueie um eletroduto no outro, ou soldável. 

Os eletrodutos rígidos são recomendados para instalação em pisos, lajes e superfícies concretadas, pois são resistentes a colisões externas. Além disso, também são utilizados em instalações subterrâneas, pois podem estar em contato direto com a terra ou envoltos em concreto.

 

Eletrodutos de PVC

 

Comparando os eletrodutos magnéticos e os eletrodutos de PVC, é possível afirmar que os eletrodutos isolantes, isto é, feitos em PVC, são os mais recomendados para instalações seguras. Isso porque eles possuem isolamento elétrico, térmico e à umidade, protegendo os cabos e condutores mais que qualquer outro material.

Além disso, os eletrodutos possuem diversas cores, cada uma indicada para um tipo de ambiente, conforme o que determina a NR 26, sendo ótimos aliados para criar decorações interessantes, conforme o seu objetivo.

No site da Inpol Polímeros você pode conferir todas as linhas de eletrodutos de PVC disponíveis, divididos em suas cores e funções. Acesse e confira!

Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá!