Na hora de escolher eletrodutos para as instalações aparentes de um local, é necessário ter atenção para escolher a cor correta de eletroduto para o seu ambiente, pois além de influenciar na harmonia, existe uma cor indicada para cada tipo de instalação, como instalações elétricas, sistemas de alarme e cabos de rede por exemplo. Confira a seguir dicas de que cores utilizar em cada tipo de ambiente.

Indústrias

Para escolher a cor das instalações elétricas para uma indústria, é preciso ficar atento a NR 26 que é a norma regulamentadora que indica as cores de dutos para cada tipo de instalação, a fim de sinalizar sua função e evitar acidentes de trabalho.

A norma indica que em locais de trabalho, como é o caso da indústria com fábricas, galpões e depósitos, a cor utilizada para instalações elétricas de tomadas e interruptores seja a cinza

Escritórios e salas comerciais

Em escritórios e salas comerciais, além da cor cinza para as instalações elétricas, utiliza-se muito a cor preta, que por ser harmônica e discreta é escolhida por motivos decorativos, para compor a estética do ambiente.

Em salas comerciais também é recomendado o uso da linha branca para circuito interno de TV, ou seja, cabeamento das câmeras de vigilância e para cabos de redes de computadores. A escolha da cor ajuda a distinguir os dois tipos de fiação, facilitando a manutenção de ambas as instalações. 

Cozinhas industriais e consultórios

A linha branca também é muito utilizada em ambientes cujo a limpeza e higiene se fazem necessárias, como é o caso de consultórios de médicos e dentistas, cozinhas industriais e frigoríficos.

A cor branca para as instalações é recomendada pela vigilância sanitária pois evidencia o nível de limpeza do local, determinando que o mesmo não é um risco para a saúde.

PPCI

O PPCI é o Plano de Prevenção Contra Incêndio e é ele que vai detalhar como um local implementa, controla, monitora e revisa padrões de segurança contra incêndio. No PPCI estão inclusos os alarmes contra incêndio e para esse tipo de instalação, utilizam-se os dutos na cor vermelha. As instalações na cor vermelha para sistemas de alarme contra incêndio também são uma recomendação da NR 26.

Decoração e arquitetura

Para decoração e arquitetura é comum o uso de dos eletrodutos preto, cinza e branco. Em especial a cor preta, por ser uma cor mais neutra que quase não interfere na harmonia visual do ambiente. Mas como as normativas se referem a locais de trabalho. Nada impede que em uma decoração domiciliar seja utilizada qualquer cor de eletroduto, inclusive combinações de cores. Tudo vai depender do estilo buscado pela decoração.

A sua melhor escolha em eletrodutos

Como é possível perceber, cada cor de eletroduto é recomendada para um tipo de instalação e uma finalidade diferente. Se você quer tubos e conexões para as instalações do seu ambiente; seja ele galpão, escritório, casa, consultório ou o que for; a Inpol é a sua melhor escolha. Nossos eletrodutos, além de serem feitos de PVC, o que torna-os extremamente seguros, também já são fabricados nas cores branca, cinza, preta e vermelha, dispensando o trabalho e gasto extra com a pintura da instalação. Confira toda a nossa linha de produtos!