A arquitetura industrial sempre esteve relacionada com o sentido de quebrar alguns padrões. Anteriormente adotada por arquitetos, profissionais criativos e artistas, hoje em dia o público aumentou em número e expandiu seu perfil. Inspirações baseadas em elementos industriais, sejam dos mais antigos ou modernos, são vistas em diversos estabelecimentos e vêm ganhando destaque.

Certas características se sobressaem nesse cenário e marcam tendências para os próximos anos, muitas vezes motivadas pela intenção de criar ambientes abertos, transparentes e inovadores. Combina com os recentes desenhos da metodologia de trabalho, que visa fomentar a sintonia entre as pessoas e uma cultura de esforço coletivo

Espaços multifuncionais abrangem a menor necessidade de separações, paredes, portas e outros elementos limitantes. E o mercado oferece as opções ideais de mobílias retráteis, dobráveis e extremamente adaptáveis em caso de mudanças constantes. Seja em uma empresa, casas ou apartamentos, vem subindo a quantidade de materiais que mais facilitam do que limitam os processos. 

É uma busca pela redefinição do espaço, ganhando em termos visuais e de território, abrindo o plano de locais que podem estar densos de certa forma. Integrar áreas diferentes do local para criar cenários amplos, flexíveis e esteticamente agradáveis é um caminho seguido por cada vez mais pessoas. Assim como a exposição de alguns elementos de construção que não estamos acostumados a ver com tanta facilidade.

Sistemas de eletricidade e encanamento apareciam em plenitude nos ambientes caracterizados pela arquitetura industrial no passado e agora voltam com mudanças pontuais. Uma das maneiras de adotar essa linha é implantando eletrodutos para expor a tubulação elétrica e decorar o ambiente de modo único. 

É importante que esse eletroduto seja de PVC, considerando o perigo inerente a condutores elétricos. O material não conduz eletricidade, garante resistência a impactos físicos e antichamas e, no caso da Inpol, está dentro das normas previstas pela NBR 15465. É segurança e praticidade em formas perfeitas, de encaixes rápidos, resistentes e de fácil aplicação.

Representa uma escolha que tem o fator diferencial do design e carrega vantagens em manutenção e adaptabilidade. Reparos e alterações podem ser feitos diretamente no sistema, ampliando a gama de funcionalidade e possibilitando a harmonização completa de um ambiente. Somando a ideias criativas como de tijolos à vista, concreto polida e acessórios de ferro e madeira, o espaço ganha um aspecto renovado e totalmente em linha com o cenário atual – usando inspirações do passado.

 

O estilo industrial passa por um toque mais cru para alcançar um nível de sofisticação e funcionalidade que atrai muitos adeptos. Evidencia simples materiais de maneira que seu ambiente dê apelo para moradores, trabalhadores ou visitantes. Facilita a interação entre forma e função e se alinha à tendências na arquitetura e design, fomentando desenhos assimétricos, a valorização de elementos essenciais e, em muitas situações, um investimento inteligente.

Fundamental para o ramo na atualidade e nos próximos anos é a sintonia com o meio ambiente, princípio compartilhado pela Inpol e um objetivo claro em nossos produtos e serviços. A empresa opera conforme as legislações ambientais e florestais, respeitando o planeta e também usando sinalizações e instalações adequadas, prevenindo acidentes e garantindo ao consumidor segurança e praticidade. Entre em contato conosco!